Colheita do café: Publicações abordam tipos de colheita, cuidados para evitar perdas e tecnologias sustentáveis

18/05/2020 09h13
Foto: Foto: Arquivo / Incaper
O livro Café Conilon é uma das publicações disponíveis gratuitamente na Biblioteca Rui Tendinha.

Um dos momentos mais esperados pelos produtores rurais no Espírito Santo é o mês de maio, quando tem início a colheita dos melhores grãos de cafés. Mas, para que essa época seja satisfatória é preciso ter planejamento e cada vez mais conhecimento técnico.

Por este motivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da Biblioteca Rui Tendinha, disponibiliza diversas publicações que são referências em cafeicultura, bem como todas as etapas da colheita do café. Os conteúdos são oriundos de mais de 30 anos de pesquisas científicas e extensão rural desenvolvidas, sobretudo, no Espírito Santo e no Brasil, produzidas por equipes altamente qualificadas.

“O sucesso da colheita dos cafés também é fruto de uma busca constante dos cafeicultores pelas soluções tecnológicas existentes no Estado, disponibilizadas pelo Incaper e pelos parceiros. Os produtores rurais têm se aprimorado, cada vez mais, quando se trata de variedades melhoradas, espaçamentos mais adequados, utilização de manejos de poda, irrigação feita de maneira correta, manutenção equilibrada, entre outros pontos que são fundamentais para se obter qualidade e rentabilidade dos cafés”, lembrou o coordenador de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho.

Reunimos algumas dicas que podem te ajudar na hora da colheita do café. Confira a seguir:

Café conilon: A publicação reúne um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundos de mais de 30 anos de pesquisas científicas desenvolvidas, sobretudo, no Espírito Santo e no Brasil. A publicação, com 30 capítulos, é constituída por 783 páginas. Tudo isso, com a participação de mais de 70 instituições.

Cafezais Sombreados: Experiências Com O Manejo Do Sistema No Estado Do Espírito Santo: o conteúdo traz as experiências de Experiências com o manejo do sistema no Estado do Espírito Santo, em um processo de construção do conhecimento sobre sistemas com cafeeiros, envolvendo técnicos e agricultores, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento do manejo de sistemas agroflorestais.

Manejo da Broca do Café: aqui estão contidas informações a respeito da broca-do-café, considerada uma das principais pragas do cafeeiro. Ela é de origem africana e foi observada pela primeira vez no Brasil, em 1913, no Estado de São Paulo, onde teria sido introduzida através de sementes de café e disseminada para todas as regiões cafeeiras do país.

'Conquista ES8152': Cultivar Melhorada De Café Conilon Propagada Por Sementes Para o Espírito Santo: com o apoio de diversas instituições parceiras, o Incaper desenvolveu essa nova cultivar de propagação por sementes para o Estado do Espírito Santo. A cultivar “Conquista ES8152”, foi obtida pelo Programa de Melhoramento Genético do Incaper, iniciado em 1985, com a colaboração da Embrapa Café.

Poda Programada De Ciclo Em Café Arábica (PPCA): o conteúdo traz mais informações a respeito da Poda Programada de Ciclo em Café Arábica. Trata-se de uma tecnologia de manejo da cultura, procedente de resultados de pesquisas desenvolvidas desde 2008. A PPCA foi inicialmente trabalhada em altitude próxima a 700 m e também validou-se nos demais ambientes zoneados para a cultura no Estado, notadamente nos ambientes situados entre 700 e 1.100 m de altitude.

Marilândia ES8143: Essa cultivar também foi obtida pelo Programa de Melhoramento do Incaper, iniciado há 32 anos, com a colaboração da Embrapa Café e Instituições parceiras, além do apoio do Consórcio Pesquisa Café, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). A cultivar é formada pelo agrupamento de 12 clones do programa de melhoramento que são mais tolerantes à seca. 

Para acessar as publicações basta acessar:

https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/categorias-de-publicacoes/cafeicultura

Texto: Tatiana Toniato Caus (jornalismo/GTTC)

Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br