Serviços

Aquisições

A Biblioteca Rui Tendinha adquire periodicamente publicações para o acervo geral por meio da compra de exemplares ou por permuta com outras instituições.

Qual livro você indica para compor o acervo da Biblioteca ?

Preencha o formulário de sugestão https://forms.gle/eQph9abaA7kLwZW37 


Permuta

A Biblioteca Rui Tendinha mantém um serviço de intercâmbio com outras instituições para doação das duplicatas do acervo e permuta de publicações da própria Biblioteca. Atualmente, são mais de 150 bibliotecas e instituições culturais associadas, tanto no Brasil quanto do exterior, incluindo bibliotecas escolares, de organizações não-governamentais e de utilidade pública.

As instituições que desejarem permutar títulos com a Biblioteca Rui Tendinha podem mandar e-mail para biblioteca@incaper.es.gov.br.

Empréstimo domiciliar

Os servidores do Incaper podem realizar empréstimo domiciliar de publicações do acervo por um período de 30 dias, podendo ser renovado. Para isso, é necessário realizar o cadastro de usuário junto à Biblioteca.

Orienta-se que o usuário pesquise na base de dados da biblioteca pelo site https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br para verificar se existe a publicação no acervo e solicite o empréstimo por e-mail biblioteca@incaper.es.gov.br.


Capacitação de usuário

A Biblioteca Rui Tendinha oferece treinamento referente à realização de pesquisas em sua base de dados. As capacitações são feitas de acordo com o perfil da comunidade e podem ser agendadas pelo email biblioteca@incaper.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-9846.


Comut

O Programa de Comutação Bibliográfica (Comut) é uma rede de serviços que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis em acervos de bibliotecas de todo o Brasil. Em respeito à Lei de Direitos Autorais (9.610/98), é possível solicitar a reprodução dos seguintes formatos de documentos por meio da Biblioteca Rui Tendinha:

  • Artigos de periódicos; 
  • Trabalhos publicados em anais de eventos;
  • Teses, dissertações, relatórios e demais tipos de monografias científicas; 
  • Partes de livros.

Doação 

O Incaper doa publicações institucionais para as escolas família agrícola, para solicitar o kit, acesso o formulário do fale conosco.

Mapa das instituições beneficiadas.

Auxílio à Normalização

A Biblioteca Rui Tendinha pode auxiliar o usuário na elaboração de materiais científicos que necessitem das normas da ABNT. Seguem abaixo algumas ferramentas:

Ferramentas para Normalização


Editores de texto para elaboração de textos acadêmicos
:

https://pt.sharelatex.com/

http://fastformat.co/


Ficha catalográfica

A Biblioteca Rui Tendinha possui o serviço de elaboração de fichas catalográficas de publicações. Para saber mais informações, envie um email para biblioteca@incaper.es.gov.br


Pesquisa agendada

Os usuários da comunidade externa podem realizar pesquisas na Sede da Biblioteca por meio de agendamento prévio. Para isso, basta fazer a solicitação para o e-mail biblioteca@incaper.es.gov.br


Comercialização de publicações

Se você reside no Espírito Santo, basta escolher os títulos comercializáveis no catálogo de publicações e entrar em contato pelo email biblioteca@incaper.es.gov.br

Para as demais localidades, a compra das publicações deve ser realizada pelo site https://www.editoraufv.com.br/


Consignação de Publicações

O Incaper também trabalha com a consignação de publicações em conjunto com as editoras interessadas. Para saber mais sobre esse tipo de contrato, entre em contato com a Biblioteca Rui Tendinha pelo email biblioteca@incaper.es.gov.br e pelo telefone (27) 3636-9846.


Sumário Corrente

Serviço de referência com divulgações de sumários de periódicos, produção editorial, técnico-científica, memória e audiovisual.