Consórcio de café conilon orgânico com espécies arbóreas e frutíferas é tema de artigo científico
Consórcio de café conilon orgânico com espécies arbóreas e frutíferas é tema de artigo científico
“Atributos físico-hídricos do solo café conilon orgânico consorciado com espécies arbóreas e frutíferas” foi tema de artigo científico publicado por pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do cultivo de cafeeiro conilon (Coffea canephora) orgânico consorciado com espécies arbóreas e frutíferas sobre os atributos físico-hídricos do solo. Os manejos do cafeeiro conilon, no sistema orgânico, foram: monocultivo a pleno sol; consórcios com pupunha (Bactris gasipae), gliricídia (Gliricidia sepium), banana (Musa sp.) e ingá (Inga edulis); e uma área de mata nativa secundária utilizada como controle.
Os atributos físico-hídricos do solo avaliados foram densidade, porosidade, capacidade de água disponível para as plantas, resistência à penetração, conteúdo de água, temperatura e intervalo hídrico ótimo do solo.
Os consórcios de café conilon com pupunha e gliricídia resultaram em menores densidade do solo e resistência à penetração, e em maiores valores de porosidade total, microporosidade e conteúdo de água no solo.
Cafezais orgânicos sombreados com pupunha e gliricídia melhoraram a qualidade físico-hídrica do solo, em comparação ao solo com monocultivo a pleno sol e ao solo de mata secundária.
Acesse aqui o artigo: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2748/1/BRT-atributosfisicohidricosdosolocafe-souza.pdf
Assista ao vídeo em que um dos autores do artigo explica sobre esse consórcio: https://www.youtube.com/watch?v=KoQXq1mXGJg
Por Luciana Silvestre Girelli