Enxertia de abacateiro é tema de cartilha lançada na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper

17/05/2023 17h28

Enxertia de abacateiro e mais informações sobre viveiro e campo podem ser encontradas em mais uma cartilha recém-lançada pela Biblioteca Rui Tendinha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O material disponibilizado pela instituição faz parte de uma série de publicações com temas diversos e relacionados à cultura do abacate.

O leitor poderá encontrar várias informações técnicas importantes na cartilha, como os métodos e preparo de enxertia; os detalhes sobre porta-enxertos; a escolha dos garfos e a garfagem em fenda cheia; a melhor época e desbrota; e as plantas prontas para plantio, entre outros.  

A cultura do abacate tem se destacado na região serrana do Espírito Santo, compondo o grupo de fruteiras que tem permitido a expansão da fruticultura. Acompanhamentos de lavouras de diferentes cultivares e em altitudes variadas, bem como a implantação de bancos de germoplasmas de abacateiro, têm sido realizados na pesquisa da cultura do abacateiro.

Em apenas um ano, o Incaper realizou mais de 500 atendimentos, entre reuniões, excursões, visitas e outros métodos de extensão. Nesse sentido, o Instituto está disponibilizando para o Estado do Espírito Santo uma série de publicações contemplando os temas relacionados à cultura do abacate, variedades recomendadas, além de produção de mudas e enxertia.

A publicação teve o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Acesse o conteúdo:
https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/4427/1/Doc302-enxertiadoabacateiro-Incaper.pdf

Texto: Tatiana Toniato Caus 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Tópicos:
Abacate