Incaper publica novo livro sobre a cultura do mamão

23/12/2024 11h00

A mais recente publicação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), “Recomendações técnicas para o cultivo do mamoeiro”, já está disponível, gratuitamente, no site da Biblioteca Rui Tendinha.

O livro traz tópicos que contemplam a cultura, como: a classificação e botânica do mamoeiro – tipos florais; cruzamentos entre plantas, a escolha da cultivar, a produção e formação de mudas, entre outros temas.

O mamão está entre as principais frutas produzidas no país. O panorama internacional coloca o Brasil como o quarto maior produtor e terceiro exportador mundial de mamão. O volume produzido representa 7,64% da oferta global e 9,7% do total no mundo, dados de 2022.

Os estados do Espírito Santo e da Bahia são os principais polos de produção de mamão com, aproximadamente, 70% da produção. 

De acordo com dados do Painel Agro, disponíveis no site do Incaper, referente a 2023, o Espírito Santo produziu 352 mil toneladas de mamão, em uma área colhida de 5,9 mil hectares e um rendimento médio de cerca de 58 mil quilos.

A publicação é uma realização do Incaper e Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com a parceria das instituições: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Sociedade Espírito Santense de Engenheiros Agrônomos (Seea); Conselho Federal de Engenharia Agrônoma (Confea); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro).

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

 

Tópicos:
Mamão