Sustentabilidade na agropecuária é o enfoque do “Incaper em Revista”

20/12/2019 12h53

Por meio de oito artigos são abordados temas baseados em pilares econômicos, sociais e ambientais

Sustentabilidade na agropecuária: este é o tema da 10ª edição da publicação “Incaper em Revista”, lançada nesta sexta-feira (20). O periódico é publicado anualmente pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Por meio de oito artigos são abordados os temas: agricultura sintrópica, fertilidade dos solos, sustentabilidade por meio de produtos encontrados na Mata Atlântica, tendências e boas práticas agrícolas para a sustentabilidade dos cafés, integração entre lavoura, pecuária e floresta, manejo fitossanitário em áreas agrícolas e práticas sustentáveis para a aquicultura na agricultura familiar.

A publicação também leva mais informações a respeito de tecnologias lançadas pelo Incaper: a variedade de café “Conquista ES8152”, fruto do programa de melhoramento genético da Instituição e o “Milho Imperador”, a primeira variedade para produção orgânica do Espírito Santo.

“O tema sustentabilidade vem sendo amplamente discutido, com o objetivo de adequação das atividades humanas ao desenvolvimento sustentável, ou seja, a utilização responsável dos recursos naturais de forma ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente diversa”, destacou o diretor-técnico do Incaper Nilson Araujo Barbosa. 

“Trata-se de um conteúdo que nos faz lembrar da necessidade de cada indivíduo de se conscientizar da preservação do meio ambiente, além de estar atento a cada atitude e repensar de forma como vive dentro dele. A nossa finalidade é proporcionar boas reflexões que apontem alternativas para uma agropecuária mais sustentável, saudável e solidária”, lembrou a Presidente da revista, a pesquisadora e Gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper Sheila Cristina Prucoli Posse.

O “Incaper em Revista” está no sistema de periódicos Qualis-Capes como B5 nas áreas de Ciências Agrárias I e C para Biotecnologia e Serviço Social. “Qualis’’ é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual, que afere a qualidade dos artigos de periódicos científicos.

A 10ª edição do “Incaper em Revista” está disponível na Biblioteca Rui Tendinha, e pode ser baixada gratuitamente.

 

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Juliana Esteves

(27) 3636-9868

juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Facebook: Incaper

Instagram: @incaper_es