Artigo de pesquisador do Incaper aborda sistemas de amostragem de solo

18/12/2017 09h12 - Atualizado em 25/12/2017 08h00

Artigo de pesquisador do Incaper aborda sistemas de amostragem de solo

O pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) André Guarçoni publicou um artigo na Revista Terra Latinoamericana, do México. Ele abordou, em conjunto com outros profissionais, a questão da fundamentação teórica dos sistemas de amostragem de solo.

Segundo a publicação, devido à elevada variabilidade de determinadas características químicas, a amostragem de solo é uma das mais importantes fontes de erro em um programa de correção e adubação. Dessa forma, o objetivo dessa revisão foi analisar criticamente os fundamentos teóricos que def inem os tipos de amostragem de solo utilizados para diferentes sistemas de cultivo, avaliando o grau de influência das variações de características químicas conferidas por cada situação.

Confrontando informações dos trabalhos consultados, foi possível inferir que a estratif icação do terreno em unidades de amostragem diminui a ocorrência de dependência espacial causada por fatores do ambiente associados às variações de longa distância (macrodependência), mas não impede a ocorrência de dependência espacial a curtas distâncias em locais dentro do próprio estrato (mesodependência).

Acesse o artigo completo em http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2822/1/BRT-fundamentacaoteoricadossistemasdeamostragem-guarconi.pdf

 

Por Luciana Silvestre

Tópicos:
Solos