Balanço Social do Incaper de 2018 apresenta tecnologias de sucesso e empoderamento feminino

20/12/2019 11h37 - Atualizado em 07/02/2020 16h41

Para a elaboração do Balanço Social do Incaper, foram analisadas 20 soluções tecnológicas que geraram um lucro social de R$ 1,7 bilhão.

A adoção de tecnologias disponibilizadas à sociedade pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) gerou um impacto econômico de R$ 1,7 bilhão para o Estado do Espírito Santo. Essas e outras informações referentes a 2018 encontram-se no Balanço Social da Instituição, disponibilizado ao público a partir desta sexta-feira (20). O documento destaca informações referentes aos números de atendidos pelo Instituto. Entre agricultores familiares, comunidades tradicionais e assentados, o total de assistidos foi de 42.402 pessoas.

“O Balanço Social do Incaper é um importante documento de prestação de contas, a fim de dar transparência às ações desenvolvidas, aumentando o diálogo com a sociedade. Com isso, buscamos estimar o retorno econômico dos esforços empenhados pelo Incaper no ano de 2018 e disponibilizar, de forma simples e clara, a sua contribuição para a sociedade capixaba”, explicou Vanessa Borges, pesquisadora do Incaper e coordenadora do Balanço Social.

Para a elaboração do Balanço Social foram analisadas 20 soluções tecnológicas que geraram impactos sociais, ambientais e econômicos. Nesta edição, o documento apresenta vivências socioculturais de sucesso que contribuíram para promover mudanças positivas na vida das famílias rurais, a partir dessas tecnologias, evidenciando também o empoderamento das mulheres no meio rural, com destaque para o trabalho fundamental que elas exercem para o desempenho socioeconômico e sustentável da agricultura capixaba.

A publicação está disponível para consulta online e, além das matérias, inclui vídeos com depoimento dos agricultores entrevistados. “A cada ano, nos reinventamos para que a linguagem desse documento fique cada vez mais clara e leve para os leitores. Estamos em um universo cada vez mais digital, interativo e veloz. Portanto, a publicação conta com textos mais leves, vídeos e infográficos. Isso demostra que o Incaper está cada vez mais adaptável às transformações da sociedade na forma de nos comunicarmos”, lembrou a pesquisadora e gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse.

Balanço Social do Incaper 2018 está disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Biblioteca Rui Tendinha/ Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC)

(27) 3636-9846/ (27) 3636-9867

biblioteca@incaper.es.gov.br