Características do feijão-comum são tema de resumo expandido na biblioteca

05/03/2018 15h56 - Atualizado em 05/03/2018 15h59
O feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.) é a espécie mais consumida no mundo, especialmente por conta de sua grande diversidade em relação à cor e a grãos. Sabe-se que a cultura do feijoeiro apresenta grande adaptação, possibilitando seu cultivo durante todo o ano. Assim, a adoção de novas técnicas, como o melhoramento genético, podem potencializar a produção. 
 
Por esse motivo, o presente resumo trata de um experimento realizado na Fazenda São Francisco, no Município de Alegre, com o objetivo de avaliar nutricionalmente 20 genótipos do feijoeiro comum, dos quais 14 variedades são comerciais e 6 crioulas. 
 
As avaliações bromatológicas foram feitas no laboratório do Ifes, no Campus de Alegre.  As características estudadas foram: teor de umidade, cinzas, carboidratos, proteínas, energia, lipídio e fibras. Como resultado do experimento em questão, verificou-se que os genótipos crioulos apresentaram, de modo geral, médias iguais ou superiores aos genótipos comerciais. 
 
O resumo foi apresentado durante o XXI Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica, XVII Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação, XI INIC Jr da UNIVAP, VII INID, realizado em outubro de 2017. 
 
Quer saber mais clique na referência:
Por Tatiana Caus, com informações da Biblioteca Rui Tendinha
Tópicos:
Feijão