Cartilha orienta a implantação de agroindústrias de polpa de frutas
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibiliza a cartilha intitulada “Agroindústria Familiar: Orientações para implantação de agroindústrias de polpa de frutas”, no site da Biblioteca Rui Tendinha.
O documento é fruto do Programa Estadual de Agroindústria Familiar e Empreendedorismo Rural (Agrolegal) do Governo do Estado do Espírito Santo e contém as orientações necessárias para a implantação de uma agroindústria familiar de polpa de frutas, possibilitando aos empreendedores não só o atendimento à legislação, mas também a valorização de seus produtos no mercado e pelo público consumidor.
Dentre os assuntos tratados na cartilha estão: a caracterização dos empreendimentos, aspectos fundamentais de produção e etapas para o licenciamento de agroindústrias.
O documento tem como autores as extensionistas do Incaper, a engenheira de alimentos Mariana Barboza Vinha e a médica veterinária e coordenadora técnica de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização, Rachel Quandt Dias, o engenheiro de alimentos e coordenador de Agroindústria e Empreendedorismo Rural da Secretaria de Agricultura do Estado, Jackson Fernandes de Freitas e a economista doméstico e coordenadora de Projetos para Mulheres da Seag, Patrícia Ferraz do Nascimento.
Tal publicação é parte de uma série de materiais técnicos e orientativos sobre agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar produzidos pela equipe técnica do Agrolegal. Em 2021 estão previstos lançamentos de novos conteúdos e atualizações de materiais já publicados, como o manual “Rotulagem de alimentos: Orientações para elaboração de rótulos dos produtos da Agricultura Familiar”, também disponibilizado no site da Biblioteca Rui Tendinha.
Texto: Tatiana Toniato Caus
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br