Cooperativismo no Setor Cafeeiro do Estado é destaque na Biblioteca Rui Tendinha

20/05/2022 18h04

Uma obra pioneira para a agricultura: resultados do primeiro estudo sobre cooperativismo na história do Estado do Espírito Santo, nas décadas de 1950 a 1970, estão em uma tese disponível na Biblioteca Rui Tendinha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O conteúdo é de autoria do engenheiro agrônomo e doutor pelo Programa em História Social das Relações Políticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Roberto Amadeu Fassarella, que para embasar o material buscou o apoio de revisões bibliográficas, fontes de dados e informações que se encontram em instituições públicas no Espírito Santo, entre elas, a biblioteca do Incaper.

Outra novidade é que a tese resultou no livro intitulado “Cooperativismo no Setor Cafeeiro no Estado do Espírito Santo, 1950-1970”, editado pela Dialética, em formato e-book. “Para chegar até aqui, tive acesso a documentos históricos valiosíssimos sobre políticas e atuação da antiga Acares, o Incaper e, desta forma, pude compreender em detalhes o cooperativismo agrário capixaba”, lembrou Fassarella.

Tanto na tese quanto no livro, o leitor pode contar com assuntos importantes, como o conceito de cooperação e cooperativismo, e o surgimento desses conceitos na história do Continente Europeu, Americano, no Brasil e no Espírito Santo, desde o início do século 20. O conteúdo traz também a história da cafeicultura capixaba, incluindo as crises vivenciadas pelo mercado cafeeiro nacional e do Espírito Santo.

Além disso, o leitor poderá conhecer detalhes de uma pesquisa sobre os movimentos cooperativistas no setor de café entre as décadas estudadas pelo pesquisador, além do enfoque sobre o movimento cooperativista na cafeicultura nos municípios capixabas e, especificamente, no que deu origem à Cooperativa de Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel).

Roberto Fassarella ressaltou que entrevistas também foram fundamentais para a pesquisa. Entre elas, a com o ex-presidente da antiga Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Emater) e referência para o cooperativismo agrário capixaba no final das décadas de 1960 e 1970, o engenheiro agrônomo Adilon Vargas de Souza.

“Por meio das nossas publicações, o Incaper mantém os seus esforços em prol do acesso à informação, a fim de levar conhecimento para o campo e à sociedade civil. A nossa premissa é deixar esse legado ao longo das décadas, de maneira acessível e atualizada”, destacou a pesquisadora e gerente de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper, Vanessa Borges.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: