Doutora em Solos e Nutrição de Plantas do Incaper publica artigo sobre espécies arbóreas para revegetação

06/11/2017 08h00

Doutora em Solos e Nutrição de Plantas do Incaper publica artigo sobre espécies arbóreas para revegetação

 

A pesquisadora do Incaper Lorena Abdalla de Oliveira Prata Guimarães, doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV, publicou um artigo, em conjunto com profissionais de outras instituições, intitulado “Espécies arbóreas potenciais para a revegetação de rejeito salino contaminado por arsênio”. Essa publicação é parte de sua tese de doutorado.

 

O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial de quatro espécies arbóreas para a revegetação de rejeito salino contaminado com As. O substrato de plantio consistiu em rejeitos provenientes do beneficiamento do minério B1. As espécies Tibouchina granulosa (quaresmeira), Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke (paricá), Euterpe edulis Mart. (juçara) e Cassia grandis (cássia-rósea) foram plantadas por meio de mudas e, após quatro meses de cultivo, foram avaliados atributos dos substratos e das plantas.

 

O potencial de uso das espécies para a revegetação do rejeito segue a ordem paricá > cássia-rósea. Paricá é a que apresenta o maior potencial para a implantação inicial de vegetação, demonstrando maior capacidade de adaptação às características do rejeito. As espécies juçara e quaresmeira não são recomendadas para a revegetação do rejeito. Possivelmente o arsênio e/ou a salinidade comprometem o desenvolvimento das plantas, sendo letais para a quaresmeira.

 

O artigo, classificado no nível A – 2, foi publicado no periódico Ciência Florestal, que tem por objetivo ser um veículo para a divulgação de trabalhos científicos, notas técnicas e revisões da literatura relacionados à área de ciências florestais. 

Por Luciana Silvestre Girelli