Incaper discute influência de materiais de peletização na qualidade fisiológica de sementes de Urochloa brizantha

11/12/2017 08h34 - Atualizado em 11/12/2017 08h41

Incaper discute influência de materiais de peletização na qualidade fisiológica de sementes de Urochloa brizantha

A pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Sara Dousseau publicou um artigo em inglês, em conjunto com outros pesquisadores. O tema da publicação é “Osmoconditioning of Urochloa brizantha seeds to reduce pelleting negative effects” e foi publicada na Brazilian Journal of Agriculture - Revista de Agricultura.

Segundo o artigo, objetivou-se verificar a influência de materiais de peletização na qualidade fisiológica de sementes de Urochloa brizantha e avaliar o efeito do condicionamento osmótico no envigoramento das sementes, visando reduzir possíveis efeitos negativos da peletização.

O ensaio foi conduzido utilizando sementes com três níveis de qualidade fisiológica (alta, média e baixa porcentagem de germinação), submetidas ou não ao condicionamento osmótico com KNO3, a -1,1 MPa, por 12 horas.

Após lavagem e secagem, as sementes foram peletizadas com dois tipos de materiais, um composto de areia e microcelulose e outro constituído de areia, microcelulose e Explosol®. A peletização de sementes de U. brizantha afeta negativamente a porcentagem de germinação, o índice de velocidade de protrusão radicular, a emergência e a velocidade de emergência de plântulas.

O condicionamento fisiológico é eficiente em minimizar os efeitos negativos da peletização, principalmente em sementes de média qualidade fisiológica.

Acesse http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2819/1/3197-11701-1-PB.pdf

Por Luciana Silvestre Girelli