Incaper divulga Boletim Agroclimático do Espírito Santo referente ao primeiro trimestre de 2022

26/04/2023 10h14

Boletim Agroclimático do Espírito Santo, referente ao primeiro trimestre de 2022, está disponível no site do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Divulgado desde o ano de 2015, a publicação tem como objetivo fornecer informações que possam contribuir para o sucesso do planejamento das atividades dos setores produtivos do Estado, que são afetados direta ou indiretamente pelo clima.

A publicação reúne variáveis meteorológicas e agrometeorológicas observadas ao longo de três meses. Traz ainda relatos de extensionistas rurais presentes no campo sobre como o clima influencia o desenvolvimento das atividades agropecuárias em cada região do Estado, por meio das unidades do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR).

Entre os assuntos abordados estão o impacto da falta de chuva em lavouras; o excesso de umidade causando incidência de fungos em lavouras; pastagens prejudicadas pela escassez de chuva e o reflexo na perda de peso e estresse de gado, impactando na produção leiteira.

Novidade

A partir deste ano, as publicações do Incaper passam a receber o ISSN e o E-ISSN próprios (Internacional Standard Serial Number —, sigla em inglês utilizada para a identificação por código de publicações em série, ou seja, que têm periodicidade). Desde então, os números eram vinculados ao Boletim Agrometeorológico interno, de publicações que eram da antiga nomenclatura do instituto, a Emcapa – Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária. “Além disso, o Incaper passa a utilizar o número de DOI, além da indexação em plataformas de livre acesso, que amplia a divulgação científica do periódico”, explicou a meteorologista do Incaper, Thabata Brito.

O DOI (Digital Object Identifier – em português: Identificador de Objeto Digital), assim como o ISSN, é um padrão numérico e alfabético que identifica as publicações exclusivamente em ambiente virtual, tornando único e permanente em mecanismos de busca na internet.

Histórico

Ao longo de seis anos de publicação, o Boletim Agroclimático do Espírito Santo incorporou novas informações, a fim de retratar a influência do comportamento do clima no desenvolvimento das principais atividades agropecuárias capixabas, aproximando-se ainda mais das demandas decorrentes do campo de atuação do Instituto.

Os ajustes de conteúdo de uma publicação dessa natureza são necessários e têm a finalidade de disponibilizar informações atualizadas para que os usuários possam extrair subsídios que contribuam para o processo de tomada de decisão. Essa ação é necessária, uma vez que esta publicação é uma importante ferramenta no que se refere ao seguro agrícola e ao monitoramento de secas agrícolas, além de ter grande utilidade no apoio à pesquisa e para o estabelecimento e direcionamento de políticas públicas ligadas à agropecuária. Portanto, buscando refletir esse novo conteúdo, o periódico foi renomeado para Boletim Agroclimático do Espírito Santo, desde 2021.

As edições mais recentes podem ser acessadas aqui no site da Editora do Incaper.

Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9865
tatiana.souza@incaper.es.gov.br
daniel.borges@incaper.es.gov.br

Tópicos:
Meteorologia