Incaper é destaque no Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2018

29/08/2018 09h25
A agricultura familiar está em evidência na sétima edição do Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar, que tem por objetivo focar a realidade da agricultura familiar no Brasil, e o Incaper se destaca pela atuação na cafeicultura, produção orgânica e aumento de renda com a produção e colheita da aroeira.

Na cafeicultura, a assistência técnica foi fundamental para alavancar a produção de cafés especiais no município de Iúna. Segundo o extensionista do Incaper de Iúna, Matheus Fonseca, a maior dificuldade enfrentada foi estruturar o processo de comercialização. Nesse ponto, o trabalho do Instituto foi decisivo.

Já na produção orgânica, o distrito de São Pedro de Rates, município de Guaçuí, foi destaque pelos bons resultados na produção de morango. Numa área de 700 metros quadrados, há uma produção de 6 mil quilos de morangos orgânicos por ano. Segundo a extensionista Márcia Varela da Silva, o resultado é satisfatório, com boa produtividade para uma área pequena. A orientação da Incaper é aumentar a biodiversidade do local.

A capacidade de transformação econômica e social foram os focos do trabalho do Incaper na aldeia de Areal, em Aracruz, que viu a produção de aroeira como geração de renda para os indígenas. Segundo o técnico do Incaper Almir Vianna, a exploração da pimenta-rosa traz um aumento na renda anual das famílias indígenas, que varia de R$ 800 a R$ 2,5 mil todo ano.

Todos esses resultados fazem parte do Balanço Social do Incaper. Essas e outras informações podem ser acessadas pelo link http://digital.agriculturafamiliar.agr.br/pub/agriculturafamiliar/.

Por Vanessa Capucho