Incaper lança cartilha sobre cultivares de abacateiro para diferentes altitudes no Espírito Santo

20/04/2023 15h00

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está disponibilizando uma série de publicações que contemplam diversos temas relacionados à cultura do abacate. Entre elas, a cartilha mais recente intitulada “Abacateiro no Espírito Santo: Cultivares para diferentes Altitudes”, disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

A cultura do abacate tem se destacado na região serrana do Espírito Santo, compondo o grupo de fruteiras que tem permitido a expansão da fruticultura. Acompanhamentos de lavouras de diferentes cultivares e em altitudes variadas, bem como a implantação de bancos de germoplasmas de abacateiro, têm sido realizados na pesquisa da cultura do abacateiro. Em apenas um ano, o Incaper realizou mais de 500 atendimentos, entre reuniões, excursões, visitas e outros métodos de extensão.

Dara a importância econômica da cultura do abacateiro para o Estado, além da crescente demanda por informações, a publicação traz as características das principais cultivares exploradas para plantio comercial no Estado, com suas respectivas épocas de produção em diferentes altitudes. Além disso, pesquisas apontam que a cultura do abacate está cada vez mais presente nos estados brasileiros, atingindo cerca de 16,2 mil de hectares em produção e cerca de 266,8 mil toneladas.

“Com essa expansão, surgem também as demandas por informações qualificadas em todas as fases da cadeia produtiva, de forma a permitir o planejamento da produção”, explicou o pesquisador e um dos autores da cartilha, Maurício José Fornazier.

“A publicação vem responder às perguntas frequentes de produtores e técnicos das iniciativas públicas e privadas e isso possibilitará ao agricultor familiar um melhor planejamento para sua produção”, destacou o extensionista do Incaper e também autor da cartilha, Ubaldino Saraiva.

A publicação teve o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Acesse o conteúdo:

Informações à Imprensa: