Incaper lança folder sobre silagem de Capim-elefante na Alimentação Animal

24/04/2019 08h38 - Atualizado em 31/05/2019 10h23
O trabalho fornece informações técnicas de forma objetiva para alimentação animal para pequenos e médios produtores de leite do Estado do Espírito Santo.

A baixa disponibilidade de alimento nos períodos de estiagem é uma dificuldade enfrentada anualmente por muitos pecuaristas no Espírito Santo. Por isto, um projeto desenvolvido pelo Incaper incentiva os pecuaristas do Espírito Santo a utilizarem a silagem de capim como uma alternativa de alimentação do gado nos períodos de déficit de alimentos.

O projeto, intitulado "Avaliação nutricional do capim elefante cv. Napier ensilado com casca de café, coproduto do cacau ou do maracujá", foi um dos aprovados no Edital 014/2014 PIC Jr., da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A instituição apoiou propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todas as áreas do conhecimento com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Estado. O objetivo do edital era o de despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar talentos potenciais entre os estudantes.

A pesquisadora do Incaper do Centro de Pesquisa e Inovação Norte (Linhares) e coordenadora do projeto, a zootecnista Mércia Regina Pereira de Figueiredo, explicou que o trabalho consiste na produção de um folder que incentiva a conservação da forragem abundante nas propriedades no período das águas para serem fornecidas no período de baixa oferta de alimentos (época seca) através daensilagem.

A técnica consiste na fermentação natural do alimento, com a ausência de oxigênio. Esta é uma opção para manutenção da produção e uma oportunidade para redução dos custos com a alimentação do gado nos períodos de estiagem prolongada.

No folder são apresentadas as principais cultivares de capim-elefante que podem ser utilizadas como capim verde picado no cocho e/ou cortado e conservado na forma de silagem.

A ensilagem é uma tecnologia que também pode ser utilizada por pequenos produtores, através do armazenamento da forragem em silos de menor capacidade, como o silo cincho ou rapadura, com capacidade de armazenamento de até 10 toneladas. Esta opção diminui o custo da operação.

Além da silagem de capim, os produtores também podem utilizar outras opções de alimentação de bovinos na época seca, como o feno de capim, a cana de açúcar ou a capineira. O importante é utilizar os recursos mais facilmente disponíveis na propriedade ou na região para alcançar produtividade com menor custo.

“É fundamental incentivar a adoção de novas tecnologias e compartilhar com produtores, técnicos, alunos e demais interessados para contribuir com o sucesso e a visibilidade da atividade pecuária”, destacou a pesquisadora.

Confira o conteúdo do folder no link:

Para essa e outras publicações, basta acessar: https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/

Texto: Tatiana Toniato Caus – Jornalista/Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC)/(27) 3636-9867