Incaper orienta produtores rurais sobre cuidados e manejo da broca-do-café.

18/12/2019 08h15 - Atualizado em 18/12/2019 08h32
Foto: Incaper
Folder técnico Manejo da Broca-do-Café

Incaper orienta produtores rurais sobre cuidados e manejo da broca-do-café

De origem africana e observada pela primeira vez no Brasil em 1913, a broca-do-café começa a atacar os cafeeiros entre outubro e dezembro.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de lançar o folder “Manejo da Broca-do-Café”. Já disponível na Biblioteca Rui Tendinha, a publicação traz, de forma simples, orientações importantes para os produtores rurais, como manejo ecológico, monitoramento, controle biológico e químico, além da importância econômica relacionada à qualidade dos grãos de café, incluindo os cafés especiais.

De origem africana e observada pela primeira vez no Brasil em 1913, a broca-do-café começa a atacar os cafeeiros nos meses de outubro a dezembro, quando aparecem os primeiros frutos e prossegue até a colheita. A abundância de alimento na entressafra, originada pela colheita malfeita e a não realização do “repasse” e coleta do café caído no solo, propicia o desenvolvimento de altas populações da praga para atacar a safra seguinte, na época de trânsito da broca. Ou seja, os produtores rurais devem ter atenção e os cuidados necessários nesta época do ano.

O folder “Manejo da Broca-do-Café” é fruto do trabalho dos autores e pesquisadores do Incaper: Maurício José Fornazier, Renan Basta Queiroz, César José Fanton, David dos Santos Martins, José Salazar Zanuncio Junior e Vera Lúcia Rodrigues Machado Benassi, além do engenheiro agrônomo da Cooabriel, Perseu Fernando Perdoná.


Texto: Tatiana Toniato Caus
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es