Incaper promove roda de conversa com autores de publicações técnico-científicas

15/12/2022 15h04

As publicações técnico-científicas de autores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), concluídas ao longo de 2022, foram destaque da roda de conversa, que aconteceu no canal do Incaper no Youtube (IncaperTV), nessa quarta-feira (14). O conteúdo está disponível para o público.

Segundo a coordenadora editorial do Incaper, Aparecida de Lourdes do Nascimento, os conteúdos estão distribuídos em publicações de promoção institucional, popularização de tecnologias e processos e técnico-científicos, com a participação de 144 autores e 86 autores sem repetição. Uma das consequências disso é que, só este ano, a Biblioteca Rui Tendinha do Incaper já completou 80 mil acessos e tiveram mais de 2.600 acessos ao site da Editora Incaper, com um total de aproximadamente 2.300 usuários.

A coordenadora lembrou ainda que, para que essas publicações fossem finalizadas com sucesso, o Incaper contou com o apoio, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Consórcio Pesquisa Café, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex).

Entre as publicações que fizeram parte da roda de conversa com os autores estiveram a “Coleção da Fruticultura Capixaba”, “Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba”, “Sementes Crioulas e Famílias Guardiãs em Terras Capixabas”, “Seca dos Ramos da Oliveira”, “Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta”, “Boletim Agroclimático do Espírito Santo”, “Incaper em Revista” e outras.

Também foi apresentada uma série de publicações que que envolvem cafeicultura capixaba: “Café Arábica: Produza o seu especial”, “Produção de Mudas Clonais de Cafeeiro”, “Poda Programada de Ciclo para o Café Conilon”, “Nematoides: Um risco para a Cafeicultura do Espírito Santo”, “Fitonematoides: Coleta e Envio de Amostras Nematológicas”, “Sistema para avaliação de indicadores de sustentabilidade da cafeicultura do Espírito Santo”, entre outras.

Para Aparecida Nascimento, nada disso foi possível sem que todos os trabalhos fossem desenvolvidos em rede. Entre eles estão os consultores ad hoc, os bolsistas, as equipes das fazendas da Instituição, dos escritórios locais distribuídos nos 78 municípios do Estado, dos centros de pesquisa e desenvolvimento, os gestores, os parceiros técnicos financeiros, bem como as equipes de revisão textual, de diagramação, da coordenação editorial, da biblioteca, da comunicação, do financeiro, da administração, dos convênios, de tecnologia da informação e de processos e projetos.

Na ocasião, a gerente de transferência de tecnologia e conhecimento do Incaper, a pesquisadora Vanessa Alves Justino Borges, destacou que existe um esforço coletivo de todos os envolvidos, a fim de garantir que todo o processo de divulgação das publicações seja continuo e harmonioso. “Para isso, estamos juntos para enfrentarmos os desafios para os próximos anos, como reforçar ainda mais a nossa escuta aos leitores, dar cada vez mais apoio aos autores das publicações, fortalecer as nossas equipes e a operacionalização das publicações para o público não prioritário”, afirmou.

O revisor textual do Incaper, Marcos Roberto da Costa, lembrou que para este fim de ano, além da retrospectiva das ações que já foram desenvolvidas em 2022, estão os desafios para os próximos anos. “Além do atendimento às demandas regulares, vamos continuar a implementar o projeto aprovado pela Fapes que está centrado na avaliação das publicações do Incaper a partir da perspectiva do nosso público prioritário”, contou.

Entre as várias metas a serem cumpridas no decorrer desse período e, especificamente no âmbito da linguagem e acessibilidade aos conteúdos disponibilizados nas publicações, explicou Costa, já foi dado o início à elaboração do “Manual de Editoração do Incaper” e de um “Guia de Linguagem Simples”. “Também serão oferecidas oficinas de capacitação sobre o tema, cujo objetivo será fornecer ferramentas adequadas para a produção de materiais que sejam adequados ao nosso público-alvo que abrange um espectro grande de leitores, mas, sobretudo, o agricultor de base familiar”, completou. 

"Apesar de muitos desafios, precisamos comemorar esse momento. Quero parabenizar e agradecer a todo corpo editorial e a todos os que participaram dessas publicações tão importantes para a disseminação de conhecimento ao nosso público finalístico, que são os nossos produtores e produtoras rurais", ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, José Roberto Macedo Fontes.

A diretora técnica do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse, também comentou a importância da divulgação dos trabalhos. “É uma imensa alegria e satisfação que estamos finalizando mais um ano de sucesso e de muitas entregas principalmente no que se refere as publicações técnico científicas do Incaper. Publicações essas que há muitos anos são reconhecidas pela qualidade e alcance aos nossos diversos públicos, como estudantes, produtores rurais, técnicos e pesquisadores do mundo inteiro”, pontuou.

Ela ressaltou que para que essa qualidade seja alcançada, o Incaper conta com uma equipe de profissionais rigorosos. “Aproveito para deixar o meu profundo agradecimento a todos os consultores ad hoc que voluntariamente colaboram com as análises dos manuscritos e a todas as equipes envolvidas que trabalham com competência e carinho para que as publicações sejam divulgadas. Aproveito também para agradecer aos autores que se predispõem a dividir todos os conhecimentos adquiridos e ao apoio que a Seag vem proporcionando ao Incaper, durante esses últimos anos, no que se refere às divulgações técnicas-científicas”, reforçou.

Para diretor-presidente do Incaper, Lázaro Samir Abrantes, essas entregas historicamente deixam o Incaper muito mais valoroso. “Essas publicações, ao decorrer do tempo, mostram o quanto nossas equipes se entregam ao desenvolvimento da agricultura do Estado. Que essas publicações continuem a chegar ao público, junto à evolução digital, que nos possibilita buscar conhecimento dentro e fora do Estado”, informou.

“Fechamos com chave de ouro esse momento com tantas informações de nossas publicações. A ideia é continuarmos a promover momentos como este para continuar a dar visibilidade a todas as nossas publicações, que são muitas, em todas as suas áreas e cadeias produtivas”, comemorou Aparecida Nascimento.

Para assistir à Roda de Conversa com os autores completa, basta acessar: https://bityli.com/lxHci

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27)98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br