Incaper promove Semana Nacional do Livro e da biblioteca

31/10/2018 15h51 - Atualizado em 31/10/2018 15h53
Hora da história com o Grupo de Mães de Leitura da Biblioteca Pública Estadual.
A Biblioteca Rui Tendinha promoveu, de 22 a 26, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que tem por objetivo incentivar ações voltadas para a leitura e valorização do biblioteca.

O evento de abertura foi dirigido ao público infantil, com uma mesa-redonda formada pelas Mães de Leitura, grupo que reúne periodicamente fazendo leituras, recitais de poesias e contação de histórias. O primeiro dia contou com a palestra de desenvolvimento pessoal por meio da leitura e memória, ministrada pelo professor da Ufes José Roberto Basílio. “Acredito que se as pessoas começarem pelo que nós desenvolvemos hoje, como a concentração e a mudança de leitura de sílaba para palavra, já é algo produtivo e positivo”, ressaltou José. Ao final da palestra, houve um bate-papo com o servidor aposentado José Mauro de Sousa Balbino.

A Comunicação Científica também foi tema de palestra ministrada pelo professor da Ufes Breno Salgado, além da palestra sobre redação científica com o servidor da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento Marcos Roberto da Costa, com dicas sobre produção e elaboração de texto técnico-científico.

Se a abertura contemplou a criançada, o encerramento foi para o público mais experiente, com uma oficina de redes sociais para a terceira idade, realizada pela técnica em informática Eloisa Nascimento.

“Pensamos a programação para vários públicos, como técnicos, extensionistas, entre outros, para que todo mundo pudesse participar escolhendo qual a palestra que mais interessava. Além disso, o objetivo também foi resgatar o que o Incaper fez no passado em termos de comunicação e redação científica, por meio de palestras e formações que devem ser continuadas, e nós queremos resgatar essas iniciativas”, explicou Merielem Frasson da Silva, bibliotecária do Incaper.

A servidora Maísa Costa, da Gerência de Pessoas, participou de todos os dias e fez uma avalição positiva do evento. “Foi uma experiência ímpar, porque são eventos voltados para os servidores do Incaper. O que eu achei muito interessante foi que mostrou o que significa a leitura de um livro e o que significa uma biblioteca, já que ela nos dá oportunidade de enriquecermos nosso vocabulário no dia a dia”, explicou Maisa.

Por Cássio Simão