Incaper publica artigo sobre produção de mini-repolho em sistema orgânico

18/12/2017 15h03 - Atualizado em 29/01/2018 13h26
Mini-repolho produzido na Unidade de Referência em Agroecologia do INCAPER, em Domingos Martins-ES.

Incaper publica artigo sobre produção de mini-repolho em sistema orgânico

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em conjunto com acadêmicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), publicaram um artigo sobre produção de mini-repolho obtido por rebrota em sistema orgânico, com níveis de adubação nitrogenada.

O artigo, publicado na Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), informa que uma das limitações à expansão do mercado de alimentos orgânicos no Brasil é a carência de estudos e tecnologias apropriadas a estes sistemas de produção.

O mercado de mini-hortaliças no Brasil é crescente e de grande valor comercial. São produtos que possuem elevado valor agregado, com boa rentabilidade para pequenas escalas de produção e são menos suscetíveis a oscilações de preços em relação as hortaliças tradicionais.

Na produção de repolhos orgânicos no Brasil, observa-se dificuldade em se obter um produto comercial com peso médio desejado pelo consumidor. Com a publicação desse artigo, objetivou-se avaliar a eficiência agronômica e a rentabilidade econômica da produção de mini-repolho por rebrota, em função de níveis de adubação nitrogenada residual.

O trabalho foi desenvolvido na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper, localizada no município de Domingos Martins-ES, a uma altitude de 950 m. O experimento foi disposto no delineamento blocos casualizados, com quatro repetições.

Os tratamentos consistiram de adubações à base de composto orgânico com cinco níveis de N, com aporte de 0, 450, 600, 750 e 900 kg/ha de N-total. O número, peso médio, diâmetro médio, produtividade total e comercial de cabeças de repolho, tanto na produção primária quanto de mini-repolhos apresentaram crescimento significativo com o aumento dos níveis de nitrogênio.

No maior nível de adubação nitrogenada, obtiveram-se produtividades comerciais de 59.628 kg/ha de repolhos e de 30.575 kg/ha de mini-repolho, proporcionando receitas líquidas de R$ 61.559,00 e R$ 141.815,90, respectivamente.

A produção de mini-repolhos confirmou-se como alternativa de grande vantagem econômica, com gastos menores que a produção primária, de 34% em mão-de-obra e 45,8% com custo de produção. A rentabilidade da produção de mini-repolhos foi 130% maior que a produção primária de repolho.

Acesse o artigo na íntegra: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2829/1/BRT-producaodemini-repolhoobtidoporrebrota-souza.pdf 

Por Luciana Silvestre Girelli

 

Tópicos:
Mini-repolho