Incaper publicou documento sobre o cultivo de framboesa

29/01/2018 13h37

O cultivo e a pós-colheita da Framboeseira na Região Serrana do Espírito Santo são tema da mais nova publicação disponível na Biblioteca Rui Tendinha. A publicação considera, entre outros aspectos, o fato de que o cultivo de pequenos frutos tem atraído a atenção dos agricultores como alternativa para a geração de renda na propriedade rural devido ao interesse dos consumidores nas propriedades nutracêuticas desses frutos, tais como elevados teores de substâncias antioxidantes.

Entre os temas tratados no documento, estão: manejo do sistema produtivo; equilíbrio ecológico; reciclagem e adubações orgânicas; biofertilização líquida; uso de fertilizantes minerais de baixa solubilidade; adoção de práticas de rotação de culturas, consórcios e sistemas agroflorestais; manejo ecológico e alternativo de pragas e patógenos; manejo de colheita e pós-colheita; e conversão da propriedade para sistemas orgânicos.

Devido ao baixo custo de implantação, manutenção do pomar e especialmente à reduzida utilização de agrotóxicos, a cultura apresenta-se como alternativa de renda para agricultores de base familiar. Oferece retorno rá- pido: a primeira colheita pode ser feita a partir do oitavo mês após o plantio, dependendo da cultivar.

O produto pode ser destinado ao mercado in natura, à indústria de produtos lácteos e congelados, à fabricação de geleias caseiras.

Acesse: Framboeseira: cultivo e pós-colheita na Região Serrana do Espírito Santo.