Incaper publicou sobre sistemas agroflorestais e consórcios no Espírito Santo.

19/03/2018 15h58 - Atualizado em 19/03/2018 16h00

Está disponível a publicação “Sistemas agroflorestais e consórcios no Estado do Espírito Santo: relatos de experiências”. As informações são fruto do trabalho dos pesquisadores Eduardo Ferreira SalesJoão Batista Silva Araujo e da bolsista da Fapes, Adriana Baldi.

O Espírito Santo caracteriza-se pela predominância do cultivo de cafezais realizado principalmente em sistemas a pleno sol.  Assim, o SAF pode ser uma alternativa de sustentabilidade e estratégia de manutenção da agricultura familiar.

A publicação reúne as experiências de sistemas consorciados de cafeeiro conilon e arábica e outros sistemas agroflorestais, a fim de torná-las mais conhecidas para os leitores. Um material simples, direcionado a uma agricultura consorciada e, consequentemente, mais sustentável, desconstruindo a incerteza de que plantar diferentes culturas junto ao cafeeiro poderá comprometer os cafezais.
Acesse:
SAFs