Índice de precipitação padronizado é tema de artigo de pesquisador do Instituto

11/12/2017 08h40 - Atualizado em 11/12/2017 08h44
José Geraldo Ferreira da Silva, pesquisador do Incaper.

Índice de precipitação padronizado é tema de artigo de pesquisador do Instituto

O pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) José Geraldo Ferreira, em conjunto com outros profissionais, publicou um artigo na Revista Nativa – Pesquisas Agrárias e Ambientais intitulado “Índice de precipitação padronizado: estudo de caso para região noroeste do Estado do Espírito Santo, Brasil”.

Segundo o material, uma das preocupações quanto às chuvas são seus efeitos potencialmente danosos relacionados ao excesso ou escassez, que afetam principalmente o setor agropecuário, segmento importante do setor produtivo. Sendo assim, um problema ainda existente é a definição de metodologias para diferenciar seca e umidade.

Meteorologistas e hidrólogos propuseram índices para caracterizar, detectar e monitorar as secas meteorológicas. Dentre estes índices, destaca-se o índice de precipitação padronizado (SPI). O objetivo do artigo foi aplicar e avaliar o SPI para caracterização do déficit e do excesso de precipitação na escala mensal e trimestral para a região norte do estado do Espírito Santo.

O SPI mostrou-se eficaz para caracterização e monitoramento da seca e da umidade na região noroeste do estado do Espírito Santo. A distribuição espacial do SPI permitiu identificar as localidades da região noroeste com situação crítica em relação à seca ou a umidade, o que possibilita o direcionamento de ações de gestão dos recursos hídricos.

Confira o artigo na íntegra: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2820/1/BRT-indicedeprecipitacaopadronizado-ferreiradasilva.pdf

Por Luciana Silvestre Girelli