Inserção de acácia com eucalipto é tema de artigo de pesquisador da área florestal do Incaper

20/11/2017 08h00
Tiago de Oliveira Godinho, pesquisador do Incaper.

O pesquisador do Incaper Tiago de Oliveira Godinho publicou o artigo “Soil C and Al availability in tropical single and mixed-species of Eucalyptus sp. and Acacia mangium plantations, no periódico Geoderma Regional. A publicação contém dados de sua tese de doutorado em Recursos Florestais, realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Universidade de São Paulo (USP), em 2015.

 

“O objetivo do artigo foi avaliar o efeito da introdução de Acacia mangium em plantações monoespecíficas de Eucalyptus sobre o teor de carbono e o seu efeito na disponibilidade alumínio, ambos no solo. Apesar da forte relação encontrada entre a matéria orgânica do solo (MOS) e a quantidade de Al complexado pela MOS, não foi observada redução na disponibilidade de Al com a introdução de Acacia mangium, nem mesmo no local que teve aumento na MOS”, falou Tiago.

 

Ele ainda acrescentou que o efeito oposto foi observado com a introdução da Acacia mangium na plantação de eucalipto, uma vez que promoveu a acidificação do solo e consequentemente aumentou a disponibilidade de alumínio no solo.

 

Para acessar o artigo, clique aqui.

 

Por Luciana Silvestre

Tópicos:
Ciência Florestal