Jornalista do Incaper conclui graduação em Ciências Sociais

26/03/2018 15h57
Luciana Silvestre Girelli, jornalista do Incaper, entregando o trabalho de conclusão de curso.

A analista de suporte em desenvolvimento rural do Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) do Incaper, Luciana Silvestre Girelli, concluiu o bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A graduação foi em janeiro de 2018, e ela pretende concluir a licenciatura até o próximo ano. Luciana, que já é formada em jornalismo e é Mestre em Política Social também pela Ufes, resolveu voltar à vida acadêmica para ampliar o currículo e aprofundar as teorias a respeito da sociedade, a fim de compreender melhor seu funcionamento. “A partir das áreas da Sociologia, Ciência Política e Antropologia, eu pude ter uma visão mais holística e humana da sociedade, compreendendo os fenômenos de maneira mais aprofundada e com uma visão crítica”, explica a servidora. Luciana ainda complementa falando sobre sua entrada no curso. “Cheguei até as Ciências Sociais por meio da Comunicação, pois eu sempre gostei das disciplinas teóricas dessa área, que estudam a influência da mídia na sociedade”.
 
No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob o tema: “Mídia: do debate sociológico às cartas dos leitores do jornal O Globo no pré-impeachment de Dilma Roussef”, Luciana buscou analisar de que maneira foram construídos os discursos de ódio na sociedade, tendo em vista o clima político desde a última eleição presidencial. “Decidi estudar esse tema porque foram muito marcantes as polarizações de grupos dentro do cenário político, muitas vezes chegando ao ponto de agressões físicas e/ou simbólicas entre si”, pontuou.
 
Luciana acredita que o curso de Ciências Sociais irá contribuir para a inserção de projetos de pesquisa e extensão dentro do Incaper, possibilitando uma visão mais ampla do meio rural. “A Comunicação contribui para pensar metodologias de avaliação da efetividade dos meios de comunicação do Instituto exercida sobre o seu público-alvo, além de contribuir para a elaboração de materiais pedagógicos e para a comunicação/jornalismo científico”.
 
Acesse o trabalho através do link: https://goo.gl/5unso4
 
Por Cássio Simão 

 

Tópicos:
Gradução