Artigo sobre abacaxi ‘Vitória’ é capa de revista internacional!

26/02/2018 14h58 - Atualizado em 26/02/2018 16h11

Foi com muito orgulho que o artigo com enfoque nos diferentes estádios de maturação do abacaxi ‘Vitória’, cultivar lançada pelo Incaper, foi publicado na capa da importante e renomada revista científica britânica “Journal of the Science of Food and Agriculture”, da Society of Chemical Industry (volume 98, número 3, de fevereiro de 2018). A revista tem como objetivo dar destaque à ciência dos alimentos e à agricultura. 
 
O artigo intitulado “Chemical profile of pineapple cv. Vitória in different maturation stages using electrospray ionization mass spectrometry” é o resultado de um estudo conjunto e interinstitucional dos pesquisadores do Incaper José Aires Ventura e Luiz Carlos Caetano com os professores da Ufes, do Ifes e da UVV, dos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Ufes e UVV, além da parceria com os professores Wanderson Romão e Denise Coutinho Endringer. 
 
Aires lembra que o abacaxi ‘Vitória’ é uma cultivar com uma série de características vantajosas, porém ainda é preciso conhecer melhor a fruta tanto do ponto de vista fitotécnico como químico. “Para isso, foi feito um estudo do perfil químico dos frutos em diferentes estádios de maturação. A ideia é conhecer cada vez mais as suas características de interesse para a saúde humana enquanto alimento, bem como para estudos de resistência a determinadas doenças e pragas”, explicou. 
 
A pesquisa teve origem com os frutos produzidos na Fazenda Experimental do Incaper de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim, onde foi feita a colheita em seus diferentes estádios de maturação (de verdes até completamente maduros). Os frutos foram analisados em laboratório utilizando-se a técnica de electrospray ionization mass spectrometry, por meio da qual pôde-se determinar o perfil químico para cada estádio de maturação. 
 
Aires salientou que um dos pontos mais importantes dos resultados, além do conhecimento científico da composição do fruto, é poder ter bases técnicas para recomendar para os produtores o ponto de colheita mais adequado para se obter o máximo de qualidade dos frutos tanto para o consumo in natura quanto para a indústria. 
 
Pela qualidade do artigo que foi submetido e aceito pela revista, o editor decidiu colocá-lo como capa (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jsfa.2018.98.issue-3/issuetoc). 
 
“Toda a equipe está de parabéns por ter produzido um estudo de qualidade e com reconhecimento internacional. A pesquisa destaca a importância científica dos trabalhos”, comemorou o pesquisador. 
 
Por Tatiana Caus