Obras de arte que se destacam no Incaper

03/09/2018 15h18 - Atualizado em 03/09/2018 15h19
Já observou quantas obras de arte estão espalhadas pelo Incaper? Só na Sede, são vários quadros e painéis enfeitando as paredes do Instituto. A maioria faz referência a paisagens e personagens rurais.
 
Logo na recepção, uma tela enorme mostra um casal em uma paisagem rural. Atrás do casal, o veículo que os servidores do Incaper reconhecem como o Jeep que deu início aos trabalhos de extensão rural no Espírito Santo.
 
À frente da tela, numa placa em acrílico, há um poema sobre a extensão rural. “Por que eu creio, sou extensionista”, escrito por Josias Luiz Guimarães, extensionista da Emater de Goiás. 
 
Quem vai para a Diretoria pelo acesso externo, logo se depara com um grande painel no vão da escada. É a obra que retrata uma paisagem rural, da artista Ângela Gomes. “Foi uma reinauguração que houve por conta de uma reforma. O então presidente Enio Bergoli, na época, encomendou quatro quadros e o desenho de uma paisagem rural na parede. Por conta do tempo curto, tive que fazer a pintura em nove noites”, explicou a artista.
 
Outras obras da mesma artista estão na recepção do Gabinete. Os quadros também retratam o dia a dia do homem do campo.
 
O quadro que decora a parede da sala de reuniões da diretoria é um dos mais conhecidos. Trata-se da reprodução de uma parte da obra “Café”, de Cândido Portinari. A peça foi adquirida pelo Incaper em 2009, durante a mostra “Num pé de café nasci”. A exposição foi realizada durante o VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, realizado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, do qual o Incaper faz parte.
 
Arte também no interior
 
O nome da Fazenda Experimental de Venda Nova está exposto numa placa de madeira entalhada à mão. O responsável pelo trabalho é o artesão Francisco Piassi, o Chico Piassi. A encomenda da placa foi feita pelo servidor José Spadeto, e durou 12 dias para ficar pronta.
 
A Fazenda Experimental de Linhares também foi contemplada: um quadro retratando a entrada foi pintado por Elza Posse, mãe da servidora Sheila Posse. Logo quando floresceram as paineiras na Fazenda, a servidora se encantou com a paisagem e resolveu tirar uma foto para a mãe fazer o desenho. Na época, a servidora trabalhava nessa unidade experimental. Hoje, o quadro se encontra na sala da Sheila, na Sede do Incaper.
 
Por Juliana Esteves e Cassio Simões