Pesquisador do Incaper participa de Simpósio sobre abacaxi em Cuba
Pesquisador do Incaper participa de Simpósio sobre abacaxi em Cuba
No período de 15 a 19 de outubro de 2017, o pesquisador José Aires Ventura (DOT/Sede) participou do IX Simpósio Internacional de Abacaxi (IX International Pineapple Symposium) realizado na cidade de Havana, Cuba.
“Fui convidado pela organização do evento para coordenar uma sessão científica sobre a Proteção de Plantas, onde foram apresentados resultados sobre o manejo de doenças e pragas do abacaxizeiro em diferentes países do mundo”, relatou o pesquisador.
Também foi realizada uma visita às plantações de abacaxi com o objetivo de conhecer as principais áreas de produção da variedade MD-2, a variedade atualmente mais consumida no mundo, na província de Ciego de Ávila, na Região Central do País e a Empresa Agroindustrial Ceballos, especializada na produção de frutas.
Ocorreu uma visita ao Centro de Bioplantas da Universidad de Ciego de Ávila, que é considerado um Centro de desenvolvimento de pesquisas aplicadas e que oferece tecnologias, produtos, assistência técnica e serviços acadêmicos de excelência, considerado um marco na biotecnologia vegetal naquele País.
Apresentação de pesquisas capixabas
Nesse evento, foram apresentados dois trabalhos das pesquisas realizadas no Espírito Santo: “Transcriptome analysis of symptomatic and asymptomatic PMWaV infected plants” e “Evaluation of a bait for integrated pest management (IPM) of ants in tropical fruit crops in Espírito Santo, Brazil”. O primeiro trabalho trata da detecção molecular do complexo viral da murcha do abacaxizeiro em plantas e no inseto vetor. O outro aborda o uso de iscas que contêm inseticidas para controlar as formigas associadas às pragas de culturas frutíferas.
Por Luciana Silvestre Girelli