Pesquisadores do Incaper e de instituições parceiras publicam artigo sobre nova espécie de gafanhoto que causa danos a bananais no ES

13/11/2017 08h00
Gafanhoto adulto (a), ninfas (b) e danos causados na bananeira (c, d).

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em conjunto com profissionais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Viçosa, detectaram frutos de banana no Espírito Santo apresentando danos na casca e na polpa devido a uma praga. O resultado desse estudo foi publicado em artigo científico na Revista Florida Entomologist intitulado Meroncidius intermedius (Orthoptera: Tettigoniidae): a threat to Brazilian banana.

Ninfas e adultos foram coletados e uma chave de identificação foi utilizada para descobrir a espécie causadora. Tratava-se do gafanhoto Meroncidius intermedius. Este é o primeiro registro dessa espécie causando danos à cultura de banana. Anteriormente havia sido registrada no Brasil em 1950, mas ainda não havia sido relatada em culturas de importância econômica.

No estudo desenvolvido pelo Incaper, foi observado que os surtos ocorrem no final do inverno (agosto) até o início da primavera (setembro). No final da primavera (novembro), teve uma redução na frequência das espécimes. A alimentação ocorreu à noite e as perdas foram de 10-40% dependendo da época do ano. As fêmeas utilizam o ovipositor para abrir fendas nos galhos onde colocam os ovos. Os ovos não foram encontrados nas plantações de bananeiras e os danos eram maiores nas bordas das plantações de banana. Isso indica que a postura é feita em vegetação nativa e posteriormente M. intermedius migra para a cultura de banana à procura de alimento.

É necessário que estudos sejam feitos visando entender melhor sobre o desenvolvimento da praga, assim como seu potencial de dano. É importante fazer uma avaliação do ecossistema como um todo, pois possibilita um amplo planejamento e subsidia na tomada de decisão.

Por Luciana Silvestre

Insetos, Banana