Pesquisadores do Incaper são autores de capítulo de livro que virou referência para produtores de morango

04/06/2019 10h37 - Atualizado em 04/06/2019 10h39
Capa do Livro Como Produzir Morangos. Foto: Reprodução do site da editora UFPR

Para uma boa produção do morangueiro nas diferentes regiões climáticas, é necessário o uso constante de tecnologia. Por este motivo, para facilitar a vida dos produtores rurais e auxiliar os profissionais da extensão rural, este ano foi lançada a 2ª edição do livro “Como Produzir Morangos”; um livro que virou referência em todo o Brasil.

Em treze capítulos, os autores descrevem de forma muito clara e precisa, aspectos técnicos e os detalhes fundamentais de um sistema de produção que respeita o meio ambiente e garante a produção de frutos com uma qualidade segura e certificada para o consumo.

A obra é fruto de uma intensa atividade de profissionais de diferentes instituições que a desenvolveram durante os últimos anos. Lançada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também contou com a participação técnica de pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hélcio Costa, José Aires Ventura e Andréa Ferreira da Costa, que discorrerem a respeito de doenças e melhoramento genético para a cultura.

Dentre as tecnologias essenciais para que uma produção de morango, destaca-se o manejo integrado de doenças, com combinações de métodos de controle físicos, biológicos, químicos e culturais. “O conhecimento dessas doenças e as táticas de manejo a ser adotadas são um desafio para que a cultura mantenha sua importância econômica, social e ambiental de forma sustentável por vários anos”, lembrou Hélcio Costa.

O livro também traz uma grande contribuição para os técnicos em geral, os professores, os pesquisadores e os estudantes.

Texto: Tatiana Caus/Jornalista – Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC).

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves