Pesquisadores do Incaper são autores de capítulo de livro que virou referência para produtores de morango
Para uma boa produção do morangueiro nas diferentes regiões climáticas, é necessário o uso constante de tecnologia. Por este motivo, para facilitar a vida dos produtores rurais e auxiliar os profissionais da extensão rural, este ano foi lançada a 2ª edição do livro “Como Produzir Morangos”; um livro que virou referência em todo o Brasil.
Em treze capítulos, os autores descrevem de forma muito clara e precisa, aspectos técnicos e os detalhes fundamentais de um sistema de produção que respeita o meio ambiente e garante a produção de frutos com uma qualidade segura e certificada para o consumo.
A obra é fruto de uma intensa atividade de profissionais de diferentes instituições que a desenvolveram durante os últimos anos. Lançada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também contou com a participação técnica de pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hélcio Costa, José Aires Ventura e Andréa Ferreira da Costa, que discorrerem a respeito de doenças e melhoramento genético para a cultura.
Dentre as tecnologias essenciais para que uma produção de morango, destaca-se o manejo integrado de doenças, com combinações de métodos de controle físicos, biológicos, químicos e culturais. “O conhecimento dessas doenças e as táticas de manejo a ser adotadas são um desafio para que a cultura mantenha sua importância econômica, social e ambiental de forma sustentável por vários anos”, lembrou Hélcio Costa.
O livro também traz uma grande contribuição para os técnicos em geral, os professores, os pesquisadores e os estudantes.
Texto: Tatiana Caus/Jornalista – Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC).
Informações à Imprensa
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper