Pobreza rural e ações do Programa Incluir no Campo são temas de artigo de extensionista do Incaper

11/12/2017 08h00 - Atualizado em 11/12/2017 08h45

O tema pobreza, incluindo a extrema pobreza rural, é alvo de inúmeras reflexões acadêmicas e de ações de enfrentamento por parte do poder público. A extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Célia Jaqueline Sanz Rodriguez, em conjunto com Marcelo Antonio Conterato, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, publicaram um artigo sobre o tema.

O objetivo do artigo “A pobreza rural no estado do Espírito Santo: invisibilidade e ações de enfrentamento a partir da implementação do Programa Incluir no Campo” foi fazer uma análise do Programa Incluir no Campo que atuou com famílias residentes no meio rural em situação de extrema pobreza no Estado do Espírito Santo.

Para a análise do programa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e extensionistas rurais, análise de dados censitários sobre a pobreza no estado do Espírito Santo e também estudo sobre os principais aspectos que orientam o Programa Incluir no Campo.

Entre os extensionistas entrevistados, houve consenso na impropriedade do uso exclusivo da variável renda para a seleção das famílias a serem beneficiadas pelo Programa e, sobretudo, a invisibilidade das pessoas em situação de extrema pobreza no meio rural.

Do ponto de vista quantitativo, os dados censitários evidenciaram diferenças significativas em relação à intensidade do fenômeno pobreza na comparação entre rural e urbano.

Por último, a análise do Programa apontou uma nítida contradição entre os pressupostos da perspectiva das capacitações, presentes na sua concepção, e a utilização do fator renda como critério para definição do público-alvo.

O artigo foi publicado na Revista eletrônica do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Acesse: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2821/1/BRT-apobrezaruralnoespiritosanto-rodriguez.pdf 

Por Luciana Silvestre Girelli