“Poupe o tempo do leitor”! Biblioteca oferece serviço de Sumário Corrente

18/12/2018 13h57 - Atualizado em 02/08/2019 14h43
Capa do Informativo Mensal disponibilizado pela Biblioteca da EMATER-ES.

Biblioteca Rui Tendinha

"Poupe o tempo do leitor”! Biblioteca oferece serviço de Sumário Corrente

O serviço de Sumário Corrente foi reativado pela Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper.  Anteriormente, a Emcapa e a Emater-ES disponibilizavam o informativo que divulga o conteúdo dos periódicos à disposição dos servidores. Com a retomada do serviço, o Sumário Corrente passa a ser enviado mensalmente por e-mail aos servidores.

“O serviço de Sumário Corrente visa ao entrosamento entre o Incaper e as bibliotecas com as quais mantemos intercâmbio e, assim, facilitar o acesso à informação pelo leitor. Para manter essa atualização, serão divulgados os sumários dos periódicos correntes, as publicações da produção editorial do Incaper, a produção técnico-científica e a memória institucional. O serviço foi baseado nas sugestões propostas pela servidora Rosana Fabris e atende a uma das Leis de Ranganathan, que diz: ‘poupe o tempo do leitor’”, disse Merielem Frasson, bibliotecária do Incaper.

As Leis de Ranganathan são cinco fundamentos para a biblioteconomia moderna, elaboradas pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam: 1) Os livros são escritos para serem lidos; 2) Todo leitor tem seu livro; 3) Todo livro tem seu leitor; 4) Poupe tempo do leitor; 5) Uma biblioteca é um organismo em crescimento.

A monografia de graduação da colega Rosana Fabris, que motivou a retomada do serviço, intitulada “Diagnóstico situacional da Biblioteca Rui Tendinha do Incaper”, está disponível em: http://twixar.me/hB53

Por Juliana Esteves e Merielem Frasson, com informações da Wikipedia