Produção de alface durante a primavera e verão sob diferentes sistemas de cultivos é tema de artigo do Incaper

18/12/2017 08h00 - Atualizado em 18/12/2017 09h13

Pesquisadores e extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) publicaram artigo sobre produção de alface de primavera/verão sob diferentes sistemas de cultivos. O material foi publicado na Revista Intelletto, da Faculdade Venda Nova do Imigrante (ES).

Segundo a publicação, as cultivares de alface, devido a sua origem, crescem e se desenvolvem bem em temperaturas amenas. Entretanto, nas épocas de primavera e verão, os fatores limitantes são os danos causados às folhas pela elevada densidade de fluxo de radiação solar incidente e as altas temperaturas do ar, que favorecem o pendoamento precoce das plantas e o acúmulo de látex nas folhas.

Para minimizar esses problemas, uma alternativa seria o uso da técnica de cultivo da alface sob túneis baixos. Dessa forma, objetivou-se avaliar a influência de diferentes sistemas de cultivo sobre o desempenho produtivo da alface de primavera/verão.

Os experimentos foram montados seguindo um esquema de parcelas subdivididas com três sistemas de cultivo nas parcelas: em campo aberto com mulching; no túnel baixo com mulching e convencional no campo aberto sem mulching e três cultivares de alface nas subparcelas, totalizando nove tratamentos, dispostos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições.

Foram avaliados o número de folhas por planta, comprimento do caule, diâmetro da cabeça, massa da matéria fresca e seca por planta, índice de área foliar e área foliar específica. O uso do túnel baixo sobre os canteiros e o mulching preto proporcionaram maior desempenho produtivo do cultivar de alface americana no cultivo de primavera/verão. O uso do túnel baixo proporcionou a produção de plantas de alface com folha mais fina e melhor aspecto visual.

Acesse o artigo https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2817/1/3-producao-de-alface-de-primavera-v2-n-1-2017.pdf

Por Luciana Silvestre Girelli

Alface