Produção de alimentos seguros é tema da mais nova edição do “Incaper em Revista”

22/03/2018 15h06 - Atualizado em 22/03/2018 15h08

A produção de alimentos seguros é uma preocupação mundial, uma vez que está diretamente relacionada à saúde da população e à competitividade nos mercados externo e interno. Afim de proporcionar uma reflexão sobre essa temática, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lança o 8º volume do periódico técnico-científico, o “Incaper em Revista”.

De acordo com o diretor-técnico do Incaper e presidente do Conselho Editorial do Instituto, Mauro Rossoni Júnior, o instituto tem se inserido de forma efetiva nesse debate, seja por meio de ações de pesquisa e desenvolvimento, seja pelo envolvimento na elaboração de legislações federais e estaduais. “Vale lembrar da portaria de rastreabilidade de frutas e hortaliças produzidas ou comercializadas no Espírito Santo, estabelecida em novembro de 2017, onde todas as etapas da produção passarão a ter registro digital para que o consumidor e as autoridades possam saber do processo ao qual foram submetidos esses alimentos”.

A publicação em questão compõe, ao todo, oito artigos que abordam temas específicos da produção de alimentos seguros. Entre eles estão os cuidados na colheita e pós-colheita de café, frutíferas e hortaliças, bem como a produção segura de alimentos, como o leite, a carne e os pescados. A contaminação de alimentos por meio de agrotóxicos, com destaque para a cultura da pimenta-do-reino, também está entre os temas dos artigos, que abordam ainda as boas práticas de fabricação e regulação sanitária na produção de polpa de fruta em agroindústrias familiares.

Essa edição da revista também conta com a entrevista da Anita de Souza Dias Gutierrez, engenheira agrônoma e chefe do Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), a respeito da rastreabilidade e rotulagem na produção de alimentos seguros, além de apresentar um panorama nacional e mundial sobre o tema.

O “Incaper em Revista” já foi classificado no sistema de periódicos “Qualis-Capes”. “É com muita satisfação que disponibilizamos mais um exemplar desse periódico, com um tema atual e importante para meio técnico e para a sociedade. Agradeço aos profissionais que vêm contribuindo para esse resultado”, completou a Presidente do Comitê Editorial do periódico, Liliâm Maria Ventorim Ferrão.

Acesse a publicação: https://bit.ly/2GeVwTi

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus  

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper