Produtividade e qualidade dos frutos do mamão Formosa é tema de artigo científico

30/11/2017 15h36 - Atualizado em 04/12/2017 08h00
Karin Tesch Kuhlcamp, pesquisadora do Incaper realiza a identificação de plantas.

Pesquisadoras do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) publicaram um artigo na Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) sobre “Produtividade e qualidade de frutos de mamão Formosa e Solo em duas épocas de colheita”.

O objetivo desse trabalho foi avaliar a produtividade e a qualidade de frutos de mamoeiro (Carica papaya) dos grupos heteróticos Solo (12 genótipos) e Formosa (9 genótipos), em duas épocas de colheita. O experimento foi conduzido em condições de campo em Pinheiros (ES), em delineamento de blocos ao acaso.

Dez variáveis morfoagronômicas e físico-químicas dos frutos foram avaliadas no inverno (210 a 300 dias após o plantio) e no verão (450 a 540 dias após o plantio). Os dados foram submetidos à análise de variância conjunta, à decomposição da interação genótipo x ambiente e ao agrupamento das médias pelo teste de Scott-Knott.

No grupo Formosa, a cultivar Rubi Incaper 511 apresentou maior produção, maior número de frutos comerciais e menor número de frutos deformados nas duas épocas de colheita avaliadas.

Confirma o artigo, em inglês, aqui: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2745/1/BRT-productivityandqualityofformosaandsolo-barros.pdf

Sobre a PAB

A Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), editada mensalmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas à agropecuária, tais como Fisiologia Vegetal, Fitossanidade, Fitotecnia, Genética, Solos, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. É indexada pelo ISI (Web of Science e Current Contents: Agriculture, Biology & Environmental Science), CAB Abstracts, AGRIS e SciELO.

Por Luciana Silvestre Girelli