Qualidade do abacaxi: qual a melhor época para plantio e indução floral?

11/06/2018 14h35
Será que a época de plantio interfere na qualidade do abacaxi? E qual o melhor momento para se fazer a indução floral nas plantas? Para responder a esses e outros questionamentos, pesquisadores do Incaper elaboraram um artigo científico: Influência da época de plantio e indução floral na qualidade de frutos de abacaxi ‘Vitória’, o qual foi publicado na revista científica Ifes Ciência, do Instituto Federal do Espírito Santo.

“O abacaxizeiro é uma fruteira cultivada em alta escala nacional, no entanto, o manejo adequado para novas espécies melhoradas necessita de maiores cuidados para alcance do máximo potencial de produção. Nosso objetivo com este trabalho foi avaliar a influência da época de plantio e indução floral na qualidade dos frutos do abacaxizeiro ‘Vitória’ em condições de clima da região de Sooretama, Espírito Santo”, disse Ivanildo Schmith Küster, extensionista do Incaper de Boa Esperança, mestre em Agricultura Tropical, que conduziu os trabalhos.

Foram testadas diferentes épocas de plantio e diferentes épocas de indução floral. O resultado do trabalho demonstra que o plantio em julho com indução floral aos oito meses é o mais indicado para a produção do abacaxizeiro ‘Vitória’ nas condições de clima e solo de Sooretama.

Os pesquisadores do Incaper Sara Dousseau Arantes, Lucio De Oliveira Arantes e Robson Bonomo também participaram dos trabalhos, que contaram ainda com a contribuição de profissionais de outras instituições: Rodrigo Sobreira Alexandre, professor do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE/Ufes);  Edilson Romais Schmildt, professor do Ceunes/Ufes e  Dayane Littig Barker Klem, mestranda em Agricultura Tropical Ceunes/Ufes.

Para conferir o artigo na íntegra, acesse: https://bit.ly/2LGEIDJ
Por Juliana Esteves