Servidores apresentam trabalhos de pós-graduação.

19/03/2018 15h54 - Atualizado em 19/03/2018 16h10
Acima, Samir Serodio Amim Rangel, em baixo, Renato Correa Taques, servidores do Incaper.

Os servidores Samir Serodio Amim Rangel e o Renato Taques apresentaram trabalhos no auditório da Sede do Incaper.
Samir concluiu o doutorado em Políticas Públicas, com eixo destinado à política rural, pela Universidade Federal do Paraná (UFRP). Ele apresentou a tese que abordou “A construção social do mercado café conilon: uma análise dos impactos socioeconômicos em territórios do Espírito Santo”.

“Na minha tese expliquei a manutenção da cafeicultura no Espírito Santo, a força que ela tem através de uma visão não apenas comercial, e sim social. Também expliquei como os agricultores resistiram a um dos momentos mais difíceis que foi a erradicação das lavouras e a criação de um novo mercado”, disse Samir.

Ele também destacou a importância das apresentações dos trabalhos. “É fundamental que todos os servidores, independente de cargo, possam ter esse tipo de oportunidade de se qualificar. Apresentar minha tese me deu a oportunidade de um intercâmbio de experiências entre colegas que ficaram no Instituto enquanto eu estava fora. Tive oportunidade de trocar experiências com figuras renomadas na área da cafeicultura. Momentos como este deveriam ser recorrentes”.

Já Renato apresentou a dissertação sobre “Modelos pedométricos para espacialização de atributos de solos”, que trata do estudo de técnicas de Mapeamento Digital de Solos. “O objetivo do meu estudo foi avaliar a dependência espacial dos atributos do solo (pH, CTC, MOS e teores de areia, silte e argila) e a densidade de amostras para o mapeamento digital de solos. Também selecionei as covariáveis ambientais mais promissoras, predição dos atributos de solo a partir da mineração de dados e comparei os resultados dos mapeamentos digitais dos atributos do solo utilizando a geoestatística”, destacou o servidor.

Ele ainda falou sobre a importância das apresentações de trabalhos desse tipo. “Na minha opinião, todo e qualquer projeto de pesquisa ou de Ater deveria ser apresentado para os servidores da instituição. Apresentar os resultados de um projeto é uma maneira de socializar a informação, discutir e propor novos projetos”, salientou Renato.

Para o chefe da área de pesquisa, Luiz Carlos Prezzoti, a apresentação é um momento de prestação de contas. “Os seminários de apresentação de dissertações e teses têm por objetivo dar conhecimento aos demais servidores do Incaper sobre os resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos durante os cursos de  pós-graduação. Os temas devem ter aderência às demandas de pesquisa do Incaper e os resultados devem ter aplicabilidade por parte dos agricultores”, salientou Prezzoti.