Transmissões ao vivo no YouTube do Incaper somam 4.600 visualizações

12/08/2020 10h05 - Atualizado em 16/09/2020 14h00
Foto: Designer/GTTC

As transmissões ao vivo nos últimos três meses no canal no YouTube do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) somaram mais de 4.600 visualizações. Os conteúdos de assuntos variados foram divulgados por meio de seminários on-line, denominados webinar, que permitem a interação de internautas via chat com os técnicos que apresentam o webinar.

A iniciativa é fruto de um conjunto de esforços entre a diretoria técnica e a equipe da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper. Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o trabalho dos técnicos do Instituto está sendo contínuo para que o público continue sendo atendido da melhor maneira, como afirmou a diretora técnica do Incaper, Sheila Posse.

“Cada vez mais o Incaper consolida sua credibilidade técnica através dos webinars. Estamos alcançando um público ainda maior além das fronteiras nosso Estado, até mesmo do Brasil. Os técnicos, altamente qualificados, nos representam e dignificam o nosso Instituto”, destacou Sheila Posse.

A gerente da GTTC, Vanessa Borges, disse que os resultados apresentados dos webinars são satisfatórios e que superaram as expectativas. “Nosso objetivo foi lançar mão das ferramentas que temos hoje para darmos continuidade às entregas do Incaper para os produtores rurais e para a sociedade civil”, afirmou.

Entre os assuntos abordados ao longo dos meses de maio, junho e julho houve uma sequência de webinars a respeito de temas pertinentes à cafeicultura como: tecnologias para cafés conilon e arábica de qualidade; correção de solo e adubação; boas práticas agrícolas e manejo de pragas dos cafeeiros. Outros temas também entraram no ciclo de apresentações como a utilização do Capim BRS Capiaçu no Estado, estratégias para a produção de leite de qualidade, além de conteúdos relacionados à comunicação, tais como técnicas de linguagem simples para informação pública e institucional e produção de vídeos com celular.

Aumento de novos inscritos no canal

O canal do Incaper no YouTube atualmente conta com mais de 8.900 inscritos e 33 mil visualizações. No mês de julho, houve um aumento de 600 novas inscrições no canal, o que é considerado um valor significativo, uma vez que a média de 2019 foi de 188 inscritos por mês. A participação de servidores do Incaper é massiva, além da audiência de produtores e produtoras rurais, parceiros, estudantes e internautas de outros estados. Recentemente, os webinars tiveram a participação de venezuelanos.

Os encontros on-line são feitos sempre às quintas-feiras, às 18 horas, exceto alguns temas que tiveram as suas datas alteradas a pedido do público. Os interessados pelos webinars podem participar encaminhando perguntas e comentários sobre o tema do dia e sugestões de novos assuntos usando as ferramentas que a própria rede social oferece, como mensagens diretas e caixa de comentários do YouTube, durante as transmissões ao vivo. Com o suporte dos moderadores, as perguntas são respondidas pelos técnicos ao longo do webinar.

Próximas transmissões ao vivo:

• 13/08 às 18h00: Compostos bioativos e nutricionais: conhecendo o poder dos alimentos através de preparo saudável (Programa ALIMENTARES).
  • 20/08 às 18h: Manejo de doenças em cafeeiros.
  • 23/08 às 18h: Produção de sorgo e milho para ensilagem no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Texto: Tatiana Toniato Caus (jornalismo/GTTC)

Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento/ Biblioteca Rui Tendinha
(27)3636-9867/(27)3636-9846