Varal disponibiliza informações aos agricultores de São José do Calçado

20/05/2020 16h54 - Atualizado em 13/08/2020 15h06
Foto: Incaper
Toda semana novas informações são “penduradas no varal”, para serem recolhidas pelos agricultores interessados.

Com uma corda, grampos de roupa e muita criatividade, extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibilizam informações sobre temas variados aos agricultores de São José do Calçado.

A ideia surgiu durante uma reunião de equipe do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Caparaó. “Durante a reunião, o coordenador do CRDR Caparaó relatou uma experiência bem sucedida realizada por uma professora que criou um varal em frente à escola para que os alunos pudessem buscar materiais sobre os conteúdos tratados nas aulas”, disse a extensionista do Incaper no município, Patrícia Campbell.

Diante da necessidade de dar continuidade aos trabalhos de assistência técnica e extensão rural (ater) seguindo as diretrizes de prevenção e combate ao novo Coronavírus, a equipe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de São José do Calçado prontamente colocou a ideia em prática. Semanalmente, um servidor do Incaper troca os envelopes do varal atualizando as informações. Além de Patrícia Campbell, os extensionistas Abner Castelão e Jean Moraes também são responsáveis pela renovação dos envelopes.

“Toda semana há atualização dos envelopes por um dos extensionistas. Nós imprimimos matérias, capítulos de livros, adicionamos folders, enfim o que de melhor encontramos sobre o tema, em linguagem acessível e que leve boas informações para agregar conhecimento aos produtores. Aqueles que se interessam pelo tema semanal, retiram o envelope do varal e  levam para casa”, explicou Patrícia Campbell.

Os primeiros envelopes foram sobre o tema “colheita e pós-colheita do café”. Segundo a extensionista do Incaper, na segunda semana “cheia” do varal o tema foi comercialização do café. A próxima atualização provavelmente vai conter temas relacionados à bovinocultura.

O varal foi instalado em um ponto estratégico do ELDR, de maneira a facilitar o acesso dos produtores rurais aos conteúdos pendurados na corda. “O varal foi instalado no corredor do escritório do Incaper, local onde também se localizam o Idaf e o Sindicato dos Produtores Rurais. O lugar foi escolhido de modo a atingir o máximo de produtores possível, visto que nesse mês de maio há campanha de vacinação contra febre aftosa, o que aumenta o fluxo de pessoas”, afirmou a extensionista do Incaper.

O coordenador do CRDR Caparaó, ao qual o ELDR de São José do Calçado está vinculado, Ricardo Eugênio Pinheiro, aprovou a iniciativa.  “Esta é uma ação bastante interessante: fazer assistência técnica com metodologia remota neste momento de pandemia”, comentou.

Texto: Juliana Esteves

Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento/ Biblioteca Rui Tendinha