Décadas de 1970 e 1990

Mémória Digital > Décadas de 1970 e 1990

A atuação da Acares perdurou até o ano de 1975, quando se transformou em Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-ES). Dois anos antes, em 1973, foi criada a Empresa Capixaba de Pesquisa, Agropecuária (Emcapa), a partir da necessidade de introdução de tecnologias no meio rural.

As principais linhas de atuação da Emcapa nas décadas de 1970 e 1980 estiveram relacionadas ao melhoramento e manejo de plantas, conservação de solo, fertilidade e adubação, irrigação, controle de pragas e doenças e controle biológico, dos quais se destacaram nacionalmente as pesquisas com mamão, abacaxi, banana-prata e café conilon, bem como a agricultura orgânica, o controle biológico das cigarrinhas-das-pastagens e de mosquitos.

Todos os resultados de pesquisa obtidos até então, para chegar aos agricultores, contavam com o auxílio da Emater-ES, que detinha a capilaridade necessária para alcançar o público-alvo dessas instituições. Essa empresa atuou na organização, na transferência de tecnologias, de políticas econômicas e sociais para os agricultores. Seu foco de atuação foi o crescimento do produtor rural por meio da adoção de tecnologias e de capacitações.