Cartilha ‘Mudas de abacateiro: orientações para produção’ é publicada pelo Incaper

28/04/2023 20h37 - Atualizado em 28/04/2023 20h38

A cultura do abacateiro está recebendo publicações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a cartilha intitulada “Mudas de abacateiro: orientações para produção” já está disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

A publicação contempla diversos temas relacionados à cultura do abacateiro, como variedades recomendadas para o Espírito Santo, produção de mudas e enxertia. A cartilha pode ser conferida clicando aqui.

Em apenas um ano, o Incaper realizou mais de 500 atendimentos, entre reuniões, excursões, visitas e outros métodos de extensão. Fruto desse trabalho realizado por extensionistas e pesquisadores do Instituto, a cartilha funciona como um guia e é uma fonte de estudo para produtores rurais.

O abacate no Espírito Santo

A cultura do abacate está em constante crescimento no País e cada vez mais presente na agricultura familiar do Espírito Santo. No entanto, percebe-se que a cultura não tem normatizações para a produção de mudas.

De acordo com os autores, o método propagativo por enxertia se torna extremamente necessário, tanto para os viveiristas quanto para os próprios produtores interessados no plantio, que frequentemente enfrentam problemas para a produção de mudas de qualidade, devido ao desconhecimento ou uso de técnicas e instrumentos pouco avançados

A publicação teve o apoio técnico e financeiro da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Acesse o conteúdo“Mudas de abacateiro: orientações para produção”  

Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br 
daniel.borges@incaper.es.gov.br 

Tópicos:
Abacate